lunes, 11 de enero de 2010
Protocolo de Kyoto
“Flip-Flops changing their mind”
Mesmo com o "Great Flop" da cupula Copenhagen 15, teremos que mudar urgentemente a nossa matriz energética, ou seja, passar de uma dependência total em combustíveis fósseis para uma de produto sustentável como são os bio-combustíveis de origem vegetal e animal. Há poucos anos atrás o Brasil era modelo na produção, gerenciamento e utilização de energias limpas como o etanol de cana, a energia eólica, a hídrica, entre outras. Agora, subitamente ouvimos gente de Brasília que só fala do pré-sal como se fosse à única solução para nosso futuro energético e financeiro especialmente. Dizem os deputados e senadores que com a exploração do pré-sal estaremos entre as 4 nações mais importantes na produção de petróleo no mundo. Ora, estamos presenciando pequenos estados do golfo Pérsico que já tem problemas financeiros porque esgotaram seus recursos naturais de petróleo.
“Don’t press your luck”
Não mais conseguem exportar no ritmo frenético o ouro preto como eles faziam em décadas anteriores, e por conseqüência, o superávit de dólares na balança comercial desses estados está diminuindo alarmantemente.
“New strategic Technologies for the third millennium”
O Brasil precisa sim continuar incentivando e desenvolvendo as novas tecnologias de produção de energia limpa e sustentável, pois ai esta o nosso futuro. Vou dar apenas um exemplo de como essa energia pode substituir o petróleo. O óleo de soja pode ser convertido em bio-combustível utilizando um processo químico chamado transesterificação. Por lei federal, esse ano de 2010, o óleo diesel produzido pela Petrobras terá que ser misturado com 5% de óleo de soja transesterificado chamado biodiesel B5. Ou seja, um caminhoneiro que abastece seu cavalo mecânico com 200 litros de óleo diesel de petróleo, terá que ter uma mistura de 10 litros de óleo de soja B5 nos seus tanques. Já é um bom começo, porque o biodiesel não polui, lubrifica e protege melhor os motores de veículos comerciais pesados usados no país para o transporte logístico de todos os produtos que compõem o PIB (Produto Interno Bruto).
“Energy matrix dependence”
Se bem que o Brasil depende atualmente quase exclusivamente da energia hídrica e térmica, gerada por usinas hidrelétricas e térmicas de grande porte, eu não recomendo a continuação da política de construção de mais usinas desse tipo, porque agridem o meio ambiente de forma permanente, apagam a nossa historia e acabam
com espécies vegetais e animais que ali existiram há milênios, tudo em nome da assim chamada moderna civilização.
“The newest kid in town”
Somos os seres mais recentes e mais fracos em toda a criação, ate os filhotes de cachorro conseguem se erguer e caminhar em pouco tempo após o nascimento e já sabem nadar, inclusive. Sendo assim, somos verdadeiros predadores do mundo maravilhoso que herdamos dos nossos antepassados, e a existência de todo o reino animal e vegetal depende do nosso aterrorizante comportamento no planeta.
“Commercial agreements and global treaties”
Os tratados dependem da boa vontade entre as nações signatárias, sejam eles comerciais como Mercosul e NAFTA , ou aqueles que protegem o meio ambiente global como o de Kyoto. Desta forma, são também muito difíceis de monitorar, assim como medir de forma cientifica e mensurável a quantidade de dióxido de carbono, gás metano e outros poluentes emitidos na atmosfera pela produção industrial desenfreada de alguns paises membros.
“State of the art Technology solution”
A melhor solução que temos é precisamente substituir o petróleo e carvão, por óleo de soja, canola, e etanol de açúcar de cana, bagaço de milho, etc.
“Income Tax incentives and credits”
Incentivar as grandes indústrias a investir nessas tecnologias e receber atrativos descontos anuais nos Impostos de Renda por terem aplicado melhores e mais eficientes métodos de produção e consumo energético. Salve o nosso planeta azul…
Tradução das expressões em Inglês
Flip-Flops changing their mind: Pessoas que mudam de idéia de uma hora para outra.
Great Flop: uma grande Decepção
Don’t press your luck: Não force a barra
New strategic Technologies for the third millennium: Novas tecnologias estratégicas para o terceiro milênio
Energy matrix dependence: Dependência da matriz energética
The newest kid in town: O mais novo morador do bloco, da cidade
Commercial agreements and global treaties: Acordos comerciais e tratados globais
State of the art Technology solution: A mais avançada solução tecnológica
Income Tax incentives and credits: Incentivos e créditos para o imposto de renda
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
Este artigo “mix” é na verdade para meus estudantes de Inglês que desejam aprimorar o uso do idioma, e evitar pensar em Português quando querem falar ou se expressar Inglesa.
ResponderEliminarEste artigo “mix” é na verdade para meus estudantes de Inglês que desejam aprimorar o uso do idioma, e evitar pensar em Português quando querem falar ou se expressar na lingua Inglesa.
ResponderEliminar